Principia neste momento uma série, presumo que imperfeita, de escritos concernentes à augusta obra de São Tomás de Aquino. Um escrituro, um artigo, assim guiar-me-ei. Não procuro esclarecer alguém, mas acima de tudo esclarecer-ME, meditando nas matérias a que abordo, introduzindo a minha cabeça na vertente teológica do mundo, que é volumosa e poderosa. Prossigamos.
Questão 1. - Do que é e do que abrange a doutrina sagrada.
Art. 1. - Se, além das ciências filosóficas, é necessária outra doutrina.
Parece-me evidente a sacralidade da doutrina advinda justamente da revelação igualmente sagrada. Deus, misericordioso, não se prestaria a revelar algo que não lhe segue, não instrui os Homens. Estes Homens, em mente delimitados pelo natural seguimento das coisas racionais, não alcança, per se, algo sagrado. A doutrina sagrada excede a alçada racional do Homem. Sendo a doutrina sagrada, revelada por Deus, como poderia o Homem ensinar algo que não se lhe revelou? Para a existência do estudo das coisas divinas, na teologia filosófica, que executa, algo deve ser revelado, à margem da compreensão limítrofe dos Homens. Essa é a teologia atendente à doutrina sagrada, diretamente impregnada à palavra do Senhor. Esta é a ciência que cria o assunto de Deus, inalcançável aos Homens. O Homem estuda aquilo que sabe verdadeiro (Eclesiastes 3,22). O Homem não temeria, mas devendo, a salvação da sua alma, pela não ordenação de alguém que lhe fizesse conhecer tal caminho verdadeiro. O Homem fôra ordenado por seu superior, Deus Nosso Senhor, a um fim de que jamais racionalizaria (2Timóteo 3,16). Conheceram-se-lhe certas verdades a seguir, e a transmitir da mais pura das formas (Isaías 64,4). Passou a saber o Homem de algo, a doutrina sagrada filosofiza-se, mediante a revelação divina. A razão recebe da fé divina, a Verdade a que não chegaria. As ciências podem, com diferentes objetos a elas características, chegar aos mesmos fins. Por isso, presta-se a afirmar que a filosofia da doutrina sagrada, coadunada À doutrina sagrada, não cognoscível à razão natural dos indivíduos, alcança o fim desejado por ambas: a vida eterna dos Homens.
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